Serra do Rio do Rastro
28 de Fevereiro de 2013
O texto sofreu algumas modificações, pois o intuito é mostrae esse maravilhoso lugar!!
Que tal colocar à prova suas habilidades de pilotagem, vencendo as curvas da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina? O desafio é realizado nos 21 quilômetros que separam o município Lauro Muller da Boca da Serra. Nesse circuito da SC-438, 6,5 km foram construídos em concreto armado com grooving, o que proporciona subidas íngremes, declives acima do normal, curvas de até 180º e o famoso friozinho na barriga.
O trajeto oferece diversos graus de dificuldade, dependendo da época em que for realizado. O concreto foi escolhido como matéria prima para a pista, pois outro material não resistiria ao tráfego no clima da Serra e ao atrito entre pneus e pavimento produzido nas curvas e frenagens.
Saiba mais
Encravada entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, com um desnível de mais de 1420 metros de altitude, a Serra do Rio do Rastro foi eleita, em 2012, a estrada mais espetacular do mundo pelo site espanhol www.20minutos.es, em um ranking com 14 percursos de países como: Noruega, China, Chile, Argentina, Bolívia, França, Estados Unidos e Japão.
Coberto por uma vegetação típica da Mata Atlântica preservada, o local conta com uma fauna bem diversificada, com felinos de todos os tamanhos, macacos, quatis, pacas, tatus, tamanduás, etc.
A serra também faz parte de uma coluna estratigráfica clássica do antigo supercontinente Gondwana no Brasil, a Coluna White, e foi classificada como um dos sítios geológicos brasileiros pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.
A SC-438 é o mais importante elo rodoviário da região serrana de Santa Catarina. Concluída em 1956, pavimentada em 1987, e iluminada em 2002, ela constitui um dos grandes atrativos turísticos do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário