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segunda-feira, junho 18, 2012

Trem de moto



Trem – Nada mais é que o comboio formado por um grupo de motociclistas viajando juntos;
A organização do "trem" é de fundamental importância para a condução de todo o grupo ao seu destino. Para isso todo trem precisa ter um capitão, um ferrolho e um auxiliar de ferrolho.
Formação – A formação tem que ser a mesma que foi combinada na partida, para não haver problema durante o seu trajeto. Ela tem que ser a mesma na sua chegada.
Capitão – é o responsável por "puxar" o ritmo, mantendo o "trem" na velocidade combinada; por definir o momento da ultrapassagem; e realizar as paradas combinadas e por definir se haverá paradas extras. Independe da potência da moto, mas da capacidade de manter o ritmo estável e escolher bons momentos de ultrapassagem. Para isso, deve ser quem conhece melhor o caminho.
Ferrolho – é o responsável por manter a coesão do "trem". Deve possuir uma moto potente para se deslocar facilmente para qualquer posição do "trem" de modo a chamar a atenção dos "desligados" que abrem espaços vagos no "trem". Também é responsável, em pistas duplas, por "fechar" a pista da esquerda para que nenhum carro vindo de traz entre no meio do "trem". (isso é bastante questionável, converse com seu grupo antes de pegar a estrada).
Auxiliar do Ferrolho – é o responsável por fazer às vezes do Ferrolho na falta deste. E, em pistas duplas, "fechar" a pista da direita evitando que "apressadinhos" tentem ultrapassar o "trem" pela direita. Deve possuir moto potente também.
Todos devem respeitar o Capitão, o Auxiliar do Ferrolho e o Ferrolho. Eles não estão ali porque gostam (aliás, é um saco!). Estão ali para proteção do "trem".
Distribuição do "trem" - Todas as motocicletas devem ser conduzidas na pista de rolagem dos pneus dos carros. Tanto o meio da pista quanto nas suas extremidades é onde se concentra a maior quantidade de sujeira e óleo derramado. O Capitão segue à frente, na pista de rolagem da esquerda, seguido pelas motocicletas em ordem decrescente de potência. Atrás, em penúltimo, na pista de rolagem da direita, vem o Auxiliar do Ferrolho; e na pista de rolagem da esquerda o Ferrolho, em último.
As motocicletas devem guardar distância suficiente para que quem estiver atrás consiga ver a viseira do capacete do piloto da moto à frente, na pista de rolagem oposta da sua. Desse modo, todos os motociclistas estarão vendo as duas motos imediatamente à frente e a moto imediatamente atrás. Não haverá motos "invisíveis". Isso garante, em média, mais de 10 metros entre você e quem está na mesma pista de rolagem que você à frente. Mesmo assim o estado de atenção deve ser constante para se evitar um engavetamento. Muitas vezes no intuito de se evitar que um carro entre no meio do trem o grupo prefere dar menos espaços entre as motos, e é aí que mora o perigo. O bom senso diz que é preferível correr o risco de um carro entrar no meio do trem que deixar um espaço demasiadamente pequeno entre as motos.
Essa "neura" de não deixar carros furar o trem é o principal motivo de acidentes em comboios grandes. Um bonde grande (mais de 3 ou 4 motos) com essa política se torna um obstáculo na rodovia.
Convenhamos, nós não somos os donos da rodovia, e não facilitar a vida de quem vier mais rápido (ou por qualquer outro motivo precisar entrar no meio) abrindo espaço e dando passagem, principalmente em pista simples, além de criar um transtorno pros demais usuários da estrada, acaba se voltando contra nós mesmos. Se forçarmos o cara a passar 15 motos de uma vez e no meio não der, ele vai jogar o carro (ou caminhão) prá cima do grupo e entrar de qualquer jeito, e se o bonde for muito compacto não haverá espaço para a turma sair do caminho.
Quem não gosta de comboio, não deve ir no comboio. E comboio não deve ser um trem-bala. Andar a mais de 110 km/h em um comboio médio ou grande é caixão. Claro que deve-se manter uma distância segura e, no deslocamento de quantidade maior de motos, deve-se dividir em vários comboios de 6 ou 8 motos. O meio do comboio deve estar consciente de abrir espaço para carros em dificuldade para ultrapassar. Tenha sempre em mente a direção defensiva.

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